Luiz Otávio cobra conclusão de Tucuruí

Da Redação | 14/07/2005, 00h00

O senador Luiz Otávio (PMDB-PA) apelou nesta quinta-feira (14) aos ministros da Fazenda, Antônio Palocci, e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, para que as eclusas da hidrelétrica de Tucuruí sejam concluídas. O parlamentar disse que o estado do Pará é estratégico para o aumento das exportações brasileiras pela Região Norte devido ao seu potencial hidroviário e explicou que a navegabilidade do Rio Tocantins ficou prejudicada com a construção da barragem.

Segundo o parlamentar, o escoamento da produção pelo Norte diminuirá a distância navegável em três mil milhas, o que, além de gerar emprego e renda aos brasileiros, pode reduzir o custo dos grãos em aproximadamente US$ 50 por tonelada exportada.

- O estado do Pará é a solução para o Brasil. O escoamento da produção agrícola e mineral através das eclusas de Tucuruí com certeza fará com que aumentem as nossas exportações e sejam geradas mais riquezas com menor custo - salientou Luiz Otávio.

O senador disse ainda que se o Brasil utilizar o sistema hídrico como via de escoamento da produção, o preço da soja brasileira será mais baixo do que o da produzida nos Estados Unidos, mesmo com todo o incentivo que o governo americano concede aos agricultores.

- Até suspeito de que existam estratégias do mercado internacional para não concluir Tucuruí, cujas obras começaram há 20 anos. Existe uma guerra entre os mercados - observou.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) ressaltou que as obras iniciadas não são concluídas por falta de planejamento. Ele disse que a "irresponsabilidade do governo acabou com a navegabilidade do Rio Parnaíba como também com a do Tocantins".

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), também ao apartear Luiz Otávio, afirmou que a conclusão de Tucuruí é o "resgate de uma dívida que o Brasil tem com o Pará, e não apenas promessas de campanha".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: