Juiz que condenou traficantes está confinado, denuncia Juvêncio

Da Redação | 14/07/2005, 00h00

O juiz federal Odilon de Oliveira, de Mato Grosso do Sul, está residindo no Fórum da Justiça Federal, onde trabalha, e precisa dormir protegido por sete policiais federais por ter condenado 114 traficantes e determinado o confisco de seus bens. O registro foi feito pelo senador Juvêncio da Fonseca (PDT-MS), em Plenário, nesta quinta-feira (14), com a citação de notícias dos jornais do estado.

- Será que para ser honesto neste país é necessário decretar a própria prisão, decretar restrição à própria liberdade? Mas a liberdade de que o juiz não dispõe é apenas física, porque ele tem liberdade de julgar com sua consciência, que é profundamente social - observou Juvêncio da Fonseca.

O senador informou que Odilon de Oliveira é juiz há 18 anos e disse que ele é   um exemplo de que no Brasil não existem apenas corruptos. Juvêncio salientou que há autoridades dispostas a cumprir seu dever e que os parlamentares têm como tarefa "passar o país a limpo".

Em aparte, o líder do PT, senador Delcidio Amaral (MS), disse que o juiz Odilon realiza trabalho exemplar na região de fronteira e sacrifica sua vida pessoal para buscar a justiça.


- Odilon é uma referência de trabalho, dedicação, coragem e determinação. Ele é um ícone na busca da justiça - afirmou Delcidio.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: