Fátima Cleide lembra 15 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
Da Redação | 14/07/2005, 00h00
A senadora disse que o prefeito que os prefeitos que não oferecem as condições vitais para funcionamento dos conselhos tutelares, por falta de vontade política, deveriam ser punidos com a suspensão de recursos.
Fátima Cleide justificou sua preocupação com os conselhos tutelares, cuja instalação foi prevista pelo estatuto, por caber a eles resguardar e fortalecer os mecanismo de proteção integral de crianças e adolescentes. A senadora ressaltou que convergem para este organismo denúncias de ameaça ou violação de direitos dos menores, como afastamento da escola, maus-tratos, abuso sexual e espancamentos.
Com base em levantamento do Sistema de Informações para a Infância e Adolescência (Sipia), realizado de janeiro de 1999 a abril de 2005, a senadora assinalou que as mães lideram o ranking de denúncias feitas aos conselhos tutelares em 12 estados brasileiros. Enquanto as reclamações contra mães chegaram a 94,4 mil, as relativas aos pais somaram 86,7 mil. Juntos, eles responderam por mais da metade das 360,5 mil denúncias registradas pelo Sipia.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: