Brasileiros em dificuldades no exterior poderão ter um serviço 0800
Da Redação | 14/07/2005, 00h00
- Temos brasileiros detidos nos Estados Unidos, na Europa, no Japão, em países da África. Estamos perdendo nossos jovens, que, por falta de oportunidades no Brasil, estão se arriscando em aventuras perigosas, muitos deles morrendo na travessia das fronteiras - afirmou Hélio Costa que, apesar de licenciado do Senado, participou da reunião para colocar-se à disposição da CPI.
A proposta de criação de um número 0800 para atender os brasileiros com dificuldades em qualquer parte do mundo foi apresentada pelo deputado Neucimar Fraga (PL-ES). Ele disse que o pedido já foi feito ao Ministério das Relações Exteriores em 2003, mas não foi atendido.
Na mesma reunião, Crivella informou que os governos brasileiro e americano estão negociando a repatriação, por meio de um vôo charter no final de julho, de brasileiros detidos nos Estados Unidos por imigração ilegal.
- Há brasileiros presos no exterior em situação muito difícil. Há falta de assentos em vôos regulares para repatriá-los. Por isso, estamos negociando esse vôo para a última semana de julho - afirmou o novo presidente da CPI.
Crivella anunciou que a comissão vai sistematizar os requerimentos já aprovados e elaborar o cronograma de trabalho para os próximos meses.
- Na primeira semana de agosto, podemos iniciar nossos trabalhos votando novos requerimentos e marcando, para a semana seguinte, a vinda da autora da novela "América" e da atriz Débora Secco para relatarem a experiência que obtiveram na pesquisa para a realização da novela - afirmou o presidente.
A CPI foi criada para apurar os crimes e outros delitos penais e civis praticados com a emigração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos e outros países e a assegurar os direitos de cidadania aos brasileiros que vivem no exterior. O senador Ney Suassuna (PMDB-PB), que presidiu a reunião antes da eleição, explicou que a presidência da CPI caberia a um parlamentar do PMDB, mas o partido reconheceu que Crivella estava mais preparado para o cargo. Crivella, que era vice-presidente da CPI, assume a vaga de presidente deixada por Hélio Costa.
Para a vice-presidência da CPI, foi eleito Valdir Raupp (PMDB-RO). A relatoria da comissão continuará com o deputado João Magno (PT- MG). Na vaga de titular deixada por Hélio Costa, assume o suplente Wellington Salgado (PMDB-MG).
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Veja também
Primeira página
Últimas
02/01/2026 12h46
Plenário vai avaliar redução da jornada de trabalho, aprovada na CCJ
02/01/2026 11h52
Sancionada LDO de 2026, com veto a reajuste do Fundo Partidário
02/01/2026 11h22
Ano de 2026 marca implementação da reforma tributária