Requerimento de José Jorge pede explicações ao diretor-geral da Abin
Da Redação | 13/07/2005, 00h00
O senador José Jorge (PFL-PE) comunicou ao Plenário que estava apresentando requerimento à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência para convocar o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Mauro Marcelo de Lima e Silva, a prestar esclarecimentos sobre a nota em que chama a CPI dos Correios de "picadeiro" e os parlamentares de "bestas-feras".
O requerimento deverá ser votado na próxima reunião da Comissão, possivelmente na terça-feira (19). José Jorge sugeriu ainda ao presidente da Comissão, senador Cristovam Buarque (PT-DF), que discuta a questão com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Vários senadores apoiaram José Jorge e o presidente do Senado, Renan Calheiros, que havia manifestado pouco antes sua indignação pelos termos do diretor-geral da Abin. O líder do PMDB, senador Ney Suassuna (PB) disse que qualquer agressão ao Congresso deve ser prontamente repelida. O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) observou que Renan Calheiros "se firma a cada dia por suas posições em defesa da independência do Congresso".
O senador Jefferson Péres (PDT-AM) informou que a CPI dos Correios comprovou por telefone a veracidade da nota e concordou que o fato tem de "resultar na demissão" do diretor da Abin. Para ele, um "diretor menor do governo não pode agredir desta forma o Poder Legislativo".
Também apoiaram Renan Calheiros os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), José Agripino (PFL-RN), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Magno Malta (PL-S). Suplicy destacou que, apesar das CPIs, "a administração pública não está parada e o Congresso está trabalhando". José Agripino elogiou "a rapidez e a firmeza" do presidente do Senado na defesa do Parlamento. Magno Malta sugeriu que o Congresso "não vote nada" até que o presidente Lula demita o diretor da Abin.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: