Maciel cobra do governo a construção do Gasene
Da Redação | 13/07/2005, 00h00
- A questão energética é fundamental para qualquer projeto de desenvolvimento e ampliar sua oferta é promover o desenvolvimento do país - disse o senador.
Marco Maciel recordou que os aproveitamentos hidrelétricos no Nordeste estão esgotados e que o Rio São Francisco, embora ofereça importante contribuição ao balanceamento energético, não tem condições de ser mais aproveitado do que já o é. Por isso, na avaliação do senador, é necessário buscar novas fontes energéticas, especialmente a energia termelétrica, resultante do aproveitamento do gás.
O senador informou que o consumo de gás, no país, é de 38 milhões de metros cúbicos por dia, sendo que, desse total, 20% é consumido pelo Nordeste.
- A utilização de gás na indústria eleva a produtividade de vários setores da economia. A construção de usinas de baixo impacto ambiental, alta produção e baixo custo certamente servirá para equilibrar o fornecimento energético. As usinas térmicas aumentam a oferta de gás e energia e serão capazes de evitar o "apagão", quando os reservatórios das hidrelétricas caírem a níveis críticos - ressaltou o senador.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: