Maciel cobra do governo a construção do Gasene

Da Redação | 13/07/2005, 00h00

O senador Marco Maciel (PFL-PE), em discurso nesta quarta-feira (13), cobrou do governo federal a construção do gasoduto do Nordeste, o Gasene, o que contribuiria para o equilíbrio energético da região e o atendimento das demandas básicas da economia e da sociedade, melhorando os índices de crescimento. O senador frisou que, se isso não acontecer, em 2007 haverá falta de energia, o que irá redundar no comprometimento do desenvolvimento da região, em especial de projetos previstos para Pernambuco comoa construção de um estaleiro, de uma refinaria de petróleo, do pólo de poliéster e,  eventualmente, de uma siderúrgica

 -  A questão energética é fundamental para qualquer projeto de desenvolvimento e ampliar sua oferta é promover o desenvolvimento do país - disse o senador.

Marco Maciel recordou que os aproveitamentos hidrelétricos no Nordeste estão esgotados e que o Rio São Francisco, embora ofereça importante contribuição ao balanceamento energético, não tem condições de ser mais aproveitado do que já o é. Por isso, na avaliação do senador, é necessário buscar novas fontes energéticas, especialmente a energia termelétrica, resultante do aproveitamento do gás.

O senador informou que o consumo de gás, no país, é de 38 milhões de metros cúbicos por dia, sendo que, desse total, 20% é consumido pelo Nordeste.


- A utilização de gás na indústria eleva a produtividade de vários setores da economia. A construção de usinas de baixo impacto ambiental, alta produção e baixo custo certamente servirá para equilibrar o fornecimento energético. As usinas térmicas aumentam a oferta de gás e energia e serão capazes de evitar o "apagão", quando os reservatórios das hidrelétricas caírem a níveis críticos - ressaltou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: