Raupp quer evitar prejuízos para madeireiras legais

Da Redação | 12/07/2005, 00h00

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) fez um apelo para que as empresas madeireiras que trabalham dentro da legalidade na Amazônia não sejam prejudicadas em conseqüência da Operação Curupira. A Operação, iniciada pela Polícia Federal no início de junho, desmontou um esquema de extração ilegal de madeira e já prendeu 90 pessoas, com outras 190 sob investigação.

De acordo com o senador, as 'empresas honestas" estão sendo desestimuladas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), cujos funcionários estariam temerosos de liberar projetos de manejo. De acordo com o senador, a informação foi confirmada pelo presidente da instituição, Marcus Barros.

- Os empresários sérios não devem ser punidos, pois geram renda, criam empregos e novas oportunidades legais de negócios, sem risco para o meio ambiente - defendeu o senador.

Raupp disse que essas empresas estariam na iminência de demitir trabalhadores.  Acrescentou que o Brasil está perdendo divisas, deixando de cumprir contratos de exportação de madeira. Com isso, ele avalia, é provável que o Brasil perca mercado para outros produtores mundiais, com graves prejuízos para a economia, pois a exploração de madeira é uma das maiores fontes de arrecadação e de emprego de Rondônia.

 - As receitas dos estados, das prefeituras, da população e do comércio estão caindo. As indústrias madeireiras estão desempregando. Não se pode fazer uma ruptura em que os empresários honestos abandonam a atividade dando lugar aos exploradores ilegais, aumentando o submundo da evasão fiscal e do contrabando - protestou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: