Alberto Silva pede investimentos em álcool e biodiesel

Da Redação | 12/07/2005, 00h00

O senador Alberto Silva (PMDB-PI) defendeu nesta terça-feira (12) a criação de uma empresa estatal, nos moldes da Petrobras, que cuide da produção de álcool e biodiesel. Ele também sugeriu a utilização de uma área de aproximadamente um milhão de hectares no Piauí, localizada entre os rios Parnaíba e Longá, para a produção de álcool, argumentando que isso se trata de um investimento capaz de produzir recursos para a aplicação em saúde e educação.

- O mercado mundial pede que o Brasil produza biodiesel e álcool - sustentou o senador, ressaltando que o país tem condições de atender à demanda internacional.

Alberto Silva calculou que, se for utilizada a área de um milhão de hectares entre o rios Parnaíba e Longá, no Piauí, será possível produzir, em três anos, 150 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, o que equivaleria a 9 bilhões de litros de álcool. Esse projeto poderia resultar em 500 mil empregos e geraria recursos para o investimento em projetos sociais.

A criação de uma empresa voltada para a produção de biodiesel e álcool foi proposta pelo senador, que sugeriu o nome "Biobrás". Para ele, o retorno do investimento seria imediato.

Em aparte, os senadores Mão Santa (PMDB-PI), Sibá Machado (PT-AC) apoiaram Alberto Silva. Romeu Tuma (PFL-SP) também se manifestou favorável aos investimento na produção do álcool, mas se disse em dúvida quanto à viabilidade do biodiesel.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: