Mau estado de estradas gera prejuízo de R$ 6 bilhões, diz Alberto Silva

Da Redação | 11/07/2005, 00h00

O senador Alberto Silva (PMDB-PI) afirmou, nesta segunda-feira (11), que o mau estado das estradas federais provoca um desperdício anual de quatro bilhões de litros de óleo diesel - o que representaria uma perda de aproximadamente R$ 6 bilhões anuais.

Para ilustrar a questão, o senador citou o exemplo de caminhões que, a cada vez que se deparam com buracos, precisam desacelerar e, em seguida, acelerar sua velocidade.

- Nesse movimento em que se pára e se acelera o veículo repetidas vezes, desperdiça-se muito óleo diesel. As transportadoras aumentaram o preço do frete em 30%, justamente para tentar compensar esse prejuízo. Mas nem isso basta, se considerarmos, por exemplo, o desgaste dos veículos, e, pior ainda, o risco para as vidas humanas - ressaltou.

Como solução para o problema, o senador afirmou que levará uma proposta ao governo federal, pela qual cerca de 200 empresas de engenharia participariam da reforma de estradas em todo o país. Segundo Alberto Silva, pode-se realizar isso em 18 meses.

- É possível consertar os 30 mil quilômetros de estradas federais. E essa ação geraria, de saída, cerca de dois milhões de empregos. Isso é plausível desde que haja um comando unificado, lá na Presidência da República - declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: