Fernando Bezerra acusa oposição de querer "fazer o governo sangrar"

Da Redação | 11/07/2005, 00h00

O senador Fernando Bezerra (PTB-RN) acusou a oposição de estar "querendo fazer o governo sangrar", ao não votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Em pronunciamento nesta segunda-feira (11), disse ser dever do Congresso Nacional votar a LDO e que há entendimento para isso.

_ Não estamos votando sob o argumento equivocado de se fazer o governo sangrar. No entanto, sangra também o Congresso Nacional, vítima de várias denúncias - disse o parlamentar potiguar.

O apelo provocou um debate entre os senadores Heráclito Fortes (PFL-PI), Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e Sibá Machado (PT-AC). Siba disse não entender por que a oposição não quer votar a LDO, já que houve entendimento entre os líderes para tal, que garantiria inclusive o funcionamento para a CPI dos Correios durante o recesso.

Para Heráclito, a sociedade brasileira não entenderia se o Congresso Nacional parasse seus trabalhos na gravidade da crise atual. Segundo ele, essa é a opinião também do líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP). Heráclito afirmou ainda que a oposição só votaria a LDO caso fosse garantido o funcionamento das sessões plenárias durante o mês de julho.

Já Antonio Carlos disse que, se depender da oposição, a aprovação da LDO se dará até o final de julho, o que não trará prejuízo à Nação. Ele acrescentou que a oposição concordaria em votá-la antes, caso fosse feito um acordo político que garantisse o funcionamento do Congresso sem pagamento de verba suplementar aos parlamentares.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: