Ex-dirigentes da ECT depõem nesta semana

Da Redação | 11/07/2005, 00h00

Os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga denúncias de corrupção na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ouvirão nesta terça-feira (12) e nesta quarta-feira (13), a partir das 9h, depoimentos de ex-dirigentes dos Correios. Na quinta-feira (14), às 10h, haverá reunião para votação de requerimentos de novas convocações e quebras de sigilos bancário, fiscal e telefônico de envolvidos nas denúncias.

Segundo o presidente da CPI dos Correios, senador Delcidio Amaral (PT-MS), é possível que sejam chamados a depor na próxima semana (entre 18 e 22) ex-dirigentes do PT. Há requerimentos a serem examinados, convocando o ex-tesoureiro Delúbio Soares, o ex-secretário-geral Silvio Pereira e o ex-presidente do partido, José Genoíno.

Também há a expectativa que seja votado requerimento convocando o ex-secretário de Organização do PT no Ceará, José Adalberto Vieira da Silva, preso na última sexta-feira (8) com R$ 200 mil e mais US$ 100 mil. Parte do dinheiro estava numa valise e a outra parte presa à cueca que Vieira vestia.

Os ex-diretores dos Correios que serão ouvidos na terça-feira são Antonio Osório Batista, de Administração; Eduardo Medeiros de Morais, de Tecnologia; e Maurício Coelho Madureira, de Operações. Antonio Osório chegou a iniciar seu depoimento à CPI no último dia 30, mas foi interrompido para que os parlamentares pudessem ouvir o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ).


Na quarta-feira, os parlamentares interrogarão dois ex-presidentes da ECT - João Henrique de Almeida Souza e Airton Langardo Dipp - e o presidente da empresa Skymaster Airlines, Luiz Otávio Gonçalves. A Skymaster, empresa de transporte de carga, é acusada de ter sido favorecida em licitações.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)