Capiberibe pede maior transparência nos gastos do governo

Da Redação | 11/07/2005, 00h00

Ao comentar nesta segunda-feira (11) as prisões de parlamentar e assessor de parlamentar carregando malas de dinheiro, ocorridas nos últimos dias, o senador João Capiberibe (PSB-AP) propôs que o governo seja mais transparente na prestação de contas à sociedade. Ele pediu a diminuição dos cargos de confiança e a realização da reforma política, para que haja um efetivo combate à corrupção e a população volte a confiar nos políticos.

- Essas malas possivelmente continham dinheiro público, recolhido por meio de impostos pagos pelos trabalhadores. O Estado deve disponibilizar todas as suas prestações de contas para a sociedade, inclusive as informações sobre os empenhos, para que seja possível uma fiscalização prévia - propôs o senador, referindo-se às previsões de gastos, chamadas "empenhos", que o governo é obrigado a fazer antes de efetuar uma despesa.

Capiberibe, que é autor de uma proposta de lei do senado (PLS 130/03) determinando a disponibilização, em tempo real, de dados sobre a execução do orçamento federal, apontou o Ministério da Ciência e Tecnologia e o governo do Paraná como exemplos de transparência, por disponibilizarem em seus sites informações sobre seus gastos e despesas.

O representante do Amapá também apoiou a reforma política e pediu o fim da negociação de cargos de confiança, sugerindo que todos os ministérios sigam o exemplo do Ministério das Relações Exteriores, onde a ascensão profissional se faz por mérito e o acesso apenas por concurso público.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: