Hélio Costa despede-se do Senado
Da Redação | 08/07/2005, 00h00
Ao comunicar ao Plenário, nesta sexta-feira (8), que estava deixando o Senado para tomar posse como ministro das Comunicações, o senador Hélio Costa (PMDB-MG) declarou que aceitou assumir o cargo por entender que a participação do PMDB no governo pode ajudar o país. Disse ainda que se sentia honrado com a confiança que o presidente da República depositou nele.
- Não podemos fugir da responsabilidade de ajudar o Brasil neste momento crítico - observou.
A cadeira de Hélio Costa será ocupada pelo suplente Wellington Salgado de Oliveira, empresário do setor de comunicação e de educação de Uberlândia (MG). Segundo Hélio Costa, os mineiros estarão bem representados por Wellington.
- Me sinto feliz e tranqüilo por passar a missão de representar Minas Gerais a este competente companheiro. Ao deixar temporariamente a cadeira de senador, tenho certeza que será ocupada com brilho por Wellington - - disse Hélio Costa.
O senador fez também uma retrospectiva dos 18 meses em que exerceu o mandato de senador. Entre os projetos que apresentou, destacou o que cria estruturas de pesquisa universitária em todo o país (PLS 409/03) com a finalidade de estimular a pesquisa e a capacitação tecnológica nas instituições de ensino superior.
Outro projeto citado pelo senador foi o que aumenta as penas para crimes hediondos. A proposta (PLS 113/03) determina que a pessoa que cometer crimes como assassinato brutal de uma criança ou seqüestro deixa de ter o direito à liberdade condicional após o cumprimento de 2/3 terços da pena.
O senadorMozarildo Cavalcanti (PTB-RR), ao cumprimentar Hélio Costa, disse que a indicação do senador não é partidária. Por ser um profissional da área, afirmou Mozarildo, o novo ministro deve dar uma diferenciação na comunicação do Brasil, de forma transparente e plural.
Os líderes do PMDB, senador Ney Suassuna (PB), e do PSDB,Arthur Virgílio Neto (AM), além dos senadores Valdir Raupp (PMDB-RO) e Cristovam Buarque (PT-DF)também cumprimentaram Hélio Costa pela indicação para o Ministério das Comunicações.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: