Valadares critica proposta de déficit nominal zero

Da Redação | 06/07/2005, 00h00

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) criticou a proposta de zerar o déficit nominal - receitas menos despesas, incluindo juros da dívida - do setor público, apresentada pelo deputado Delfim Netto (PP-SP) no mês passado. Ele afirmou que, se essa proposta chegar a ser executada, o país sofrerá "conseqüências práticas sérias", incluindo aumento nos cortes em gastos públicos no campo do investimento social.

O senador por Sergipe explicou que o déficit zero só seria possível com redução de despesas e ampliação da Desvinculação de Receitas da União (DRU). O que, segundo ele, não é possível ser feito, ao se considerar a atual situação brasileira. Os setores de saúde e educação, considerou o parlamentar, já enfrentam orçamento limitado. Além disso, acrescentou, o país já tem uma altíssima poupança pública para pagamento da dívida externa, passou por um arrocho fiscal e a DRU já é muito alta, fixada em 20%.

- Esse caminho é perigoso e é preciso que se busquem outras opções, e se mude de rumo no debate sobre o pagamento da dívida. A proposta de déficit público zero implica cortes drásticos para o setor de saúde e educação e, sendo assim, o mais justo é que ela seja rediscutida e reconsiderada - considerou Valadares.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: