Projeto de Aelton beneficia portador de deficiência física

Da Redação | 06/07/2005, 00h00

Já se encontra na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa(CDH) projeto de lei de autoria do senador Aelton Freitas (PL-MG) destinado a assegurar aos passageiros que se locomovam por meio de cadeiras de rodas melhores condições de acesso para embarque e desembarque em qualquer tipo de transporte coletivo, sem necessitar da ajuda de terceiros.

Na justificativa do projeto, o senador disse que resolveu apresentar o projeto (PLS 235/05) após presenciar, no aeroporto de Brasília, uma cena que considerou lastimável: um deficiente sendo carregado no colo durante operação de embarque em um avião estacionado emposição remota - ou seja, longe das pontes de embarque.

- A dignidade do portador de deficiência física depende, necessariamente, do efetivo exercício de seu direito de ir e vir. Ao submeter-se à humilhação de ser carregado nos braços por alguém, por mais bem intencionada que a pessoa seja, o cadeirante é tolhido, claramente, em suas prerrogativas de cidadania - afirmou o senador.

O projeto será examinado pela CDH em decisão terminativa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: