Mão Santa: Argentina vai bem melhor que o Brasil

Da Redação | 06/07/2005, 00h00

Ao informar ter representado a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado no Parlamento Latino-Americano (Parlatino), em Buenos Aires, em um congresso sobre a "Dívida Pública e o Desenvolvimento Regional", o senador Mão Santa (PMDB-PI) afirmou que o país vizinho está numa situação bem melhor que o Brasil. Ele elogiou o fato de as livrarias estarem abertas em plena madrugada naquele país e lembrou que, de acordo com Monteiro Lobato, um país se faz com homens e livros.

- Não adianta o presidente Lula se iludir e querer liderar a América do Sul - sentenciou o senador.

Mão Santa considera que o governo errou na política econômica, por adotar o neoliberalismo e o conservadorismo, além de ter aumentado impostos e elevado os juros. Segundo o parlamentar, tal política levou o país à estagnação, desvalorizou os trabalhadorese fez desaparecer as poupanças internas. Afirmando que deflação significa estagnação, o senador disse que "quando não há dinheiro, os preços abaixam mesmo".

Ao abordar a atuação do governo na área social, Mão Santa disse que o Programa Fome Zero "merece nota zero". Ele disse que em Guaribas (PI), primeira cidade em que o programa foi implantado, o PT perdeu as últimas eleições para prefeito. O Programa Primeiro Emprego também foi criticado pelo senador. Para Mão Santa, só existe atualmente "o desespero dos desempregados sem nenhuma perspectiva". Em contraste, frisou, foram criados cargos para aliados despreparados, "que quebraram a máquina administrativa e pararam o Brasil".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: