Paim comemora conferência sobre igualdade racial

Da Redação | 04/07/2005, 00h00

O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou nesta segunda-feira (4) a realização da Primeira Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, em Brasília, entre 30 de junho e 2 de julho. O evento foi convocado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2004 com o objetivo de debater políticas públicas de combate aos preconceitos raciais e de promoção da igualdade.

- Imagino uma turma de crianças na escola daqui há alguns anos ouvindo seus professores contarem que em julho de 2005 o Brasil realizou um evento histórico pela promoção da igualdade racial - previu o senador.

A ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, também participou da Conferência.

O parlamentar pelo Rio Grande do Sul pediu que o Estatuto da Igualdade Racial, projeto de sua autoria, seja aprovado até o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Nesse mês está prevista a realização ainda, em Brasília, da "Marcha Zumbi +10",em apoio ao estatuto.

Paulo Paim voltou a saudar a aprovação da PEC Paralela, que ameniza os efeitos da reforma previdenciária de 2003. Ele acrescentou que, no seu entender, os professores também serão contemplados pelas mudanças, mas que pedirá um parecer ao departamento jurídico do Senado sobre essa questão.

O senador ainda comentou a criação da Nova Central Sindical de trabalhadores, que reúne diversas confederações de trabalhadores de todo o Brasil. Paim elogiou José Calixto Ramos, que preside essa central.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: