Maguito quer votar logo a reforma política
Da Redação | 04/07/2005, 00h00
- Enquanto não fizermos a reforma política, continuaremos convivendo com escândalos e mais escândalos - opinou o senador.
Maguito pleiteou, em especial, o fim da reeleição, chamando-a de "câncer". Para o senador, os governantes tendem a assumir seus mandatos já pensando em se reeleger, de forma que deixam as obras para serem feitas nos anos eleitorais. Ele afirmou preferir alongar os mandatos do Poder Executivo, para cinco anos, do que manter a reeleição.
O financiamento privado das campanha eleitorais, com doações de empresas e pessoas físicas, também foi criticado pelo parlamentar. De acordo com Maguito, "ninguém financia campanhas sem pensar no retorno". Para o senador, com a instituição do financiamento público de campanha, os cargos eletivos ficarão mais acessíveis às pessoas mais pobres e será combatida uma das principais fontes de corrupção.
A fidelidade partidária também foi apoiada pelo senador. Maguito argumentou que, salvo raras exceções, "ninguém troca de partido se não for para ganhar vantagem". Ele defendeu que o político perca o seu mandato se mudar de partido.Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: