Depoimento de Valério é o mais esperado na CPI dos Correios

Da Redação | 04/07/2005, 00h00

A tomada de depoimento do publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, acusado pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) de ser o operador do mensalão, será a principal atividade da CPI dos Correios nesta semana. Valério, responsável pela publicidade do Correios e de outras empresas estatais, será ouvido na quarta-feira (6), em sessão marcada para as 9h. Na segunda parte da reunião, a Comissão ouvirá a ex-secretária de Valério, Fernanda Karina Somaggio.

Nesta terça-feira (5), prestarão depoimentos outros dos envolvidos na gravação em que o ex-chefe do departamento de Contratação e Administração de Materiais dos Correios, Maurício Marinho, é flagrado recebendo propina de R$ 3 mil. São eles Jairo Martins, Edgar Lange, José Fortuna e Kasser Bittar.

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse acreditar que a comissão perde seu tempo ouvindo esses últimos personagens.

- O momento não é de investigar "arapongas". A Polícia Federal já está fazendo isso. Devemos investigar a corrupção para valer. Delúbio Soares e Sílvio Pereira, por exemplo, deveriam comparecer na semana que vem - disse ele, referindo-se, respectivamente, ao tesoureiro e ao secretário-geral do PT.

O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) concorda.

- O governo tem que chegar à conclusão de que não adianta procrastinar, porque os fatos estão na rua - declarou.

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) prevê uma semana "turbulenta", com intensos debates com a oposição. Ela reafirmou a necessidade de se evitar que a CPI se deixe guiar pelas denúncias da imprensa e sustentou que a agenda da semana não deve ser modificada.

PSDB nega acordo contra investigações da CPI dos Correios

Câmara pode investigar compra de votos desde FHC

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)