Suassuna: "Bancada do PMDB é pequena para tanta CPI"

Da Redação | 01/07/2005, 00h00

O líder do PMDB, senador Ney Suassuna (PB), disse, em discurso no Plenário nesta sexta-feira (1), que a bancada do PMDB - a maior do Senado, com 23 senadores - "é pequena para tanta CPI". Ele anunciou uma reunião de líderes ainda nesta sexta-feira para decidir os temas prioritários para criação de comissões parlamentares de inquérito.

- Fico pasmo com a riqueza política da bancada do PMDB, composta por senadores como Pedro Simon (RS) e Alberto Silva (PI), que acabaram de falar nesta tribuna para apresentar propostas políticas e administrativas ao governo, mas chego a pensar na necessidade de "uma bancada de reserva" diante da quantidade de CPIs que estão sendo criadas no Congresso - declarou.


Agricultura

Ney Suassuna dedicou, porém, a maior parte do seu discurso para tratar do problema das dívidas dos produtores rurais. Ele disse que ficou surpreso com a quantidade de tratores enviados a Brasília, somente de Goiás, quando no seu estado, a Paraíba, faltam enxadas e equipamentos mais primitivos para os agricultores do semi-árido. Lembrou que os agricultores nordestinos, além da falta de recursos técnicos, enfrentam a falta de chuva.

- A agricultura em todo o Brasil está carente. Ninguém quer dar calote, mas os agricultores precisam de ajuda - declarou.

A agricultura é, na opinião de Ney Suassuna, um negócio de alto risco, no qual os investidores não têm certeza do retorno dos investimentos. Por isso, os produtores, segundo ele, precisam de apoio do governo.

Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que o governo precisagarantir um preço mínimo para os produtos da agricultura.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: