Simon apela para que Lula retome caminho ético do PT
Da Redação | 01/07/2005, 00h00
O senador Pedro Simon(PMDB-RS) apelou, nesta sexta-feira (1),em discurso em Plenário, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que retome os caminhos da sua caminhada de luta e dê um choque ético, de moralidade e de seriedade no seu governo, promovendo as profundas transformações defendidas pelo Partido dos Trabalhadores.
- Hoje a sociedade ainda diz que o presidente Lula é um homem de bem. Mas, daqui a pouco, ninguém vai dizer mais isso. Ele (Lula) tem diante de si a responsabilidade de dar um final a seu governo, que poderá terminar na reeleição, mas também poderá terminar no vazio - declarou.
Simon lembrou que, no início do atual governo,aconselhou o presidente Lula a compor um ministério de qualidade, com os melhores especialistas em cada área - "um governo de entendimento nacional". Mas, segundo Simon, em vez disso, o presidente preferiu aumentar o número de ministérios e escolher para ministros candidatos derrotados nas eleições e pessoas com problemas na Justiça.
O senador peemedebista afirmou que o PT errou, quando, no início dogoverno, fez alianças com outros partidos e "hoje todos já sabem como essas alianças foram conseguidas".Simon disse também que, hoje, o governo tenta uma aproximação com o PMDB para garantir a governabilidade da nação, mas o senador considera que também agora não está agindo corretamente.
- O PMDB querapoiar o governo. Vamos garantir a governabilidade, votar com o governo. Só não achamos quedevemos participar do governo. É uma das raras vezes que o PMDB, que é doido por cargos, toma essa posição. Mas em vez de o governo entender isso, rompe com a maioria do partido. Não é desprezando um partido que quer apoiá-lo no seu todo, buscando fazer uma composição com um pedaço dele, que o governo vai conseguir esse apoio - desabafou.
Para Simon,é preciso que o presidente Lula volte a ser o Lula de antes, "o velho companheiro do Brasil", promovendo as grandes transformações. Dessa forma, segundo o senador, a nação e o Congresso ficarão do lado do governo.
- Fazendo isso, por mais que o deputado Roberto Jeffersonfale, serápassado, porque o futuro estará nas mãos do presidente Lula. Rezo permanentemente para que Deus abençoe o Lula e dê a ele a visão do Brasil. Que Deus o faça retomar os caminhos da sua caminhada - afirmou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: