Renan salienta que Senado vota todas as matérias apesar das dificuldades

Da Redação | 30/06/2005, 00h00

O presidente do Senado, Renan Calheiros, agradeceu nesta quinta-feira (30) aos senadores pela votação de todas as matérias que constavam da pauta, "apesar das dificuldades políticas, da temperatura elevada e das medidas provisórias". Renan acrescentou que, caso o Senado não vote a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), os trabalhos vão continuar sem interrupção, mas não por necessidade de limpar a pauta, já que a Casa cumpriu o seu dever, votando todas as matérias que aguardavam apreciação.

Nas últimas semanas, acentuou Renan, o Senado, mesmo enfrentando os debates intensos em torno da implantação de comissões parlamentares de inquérito, conseguiu manter em funcionamento todas as suas comissões e também limpar a pauta, votando as matérias prontas para deliberação. Além de várias medidas provisórias e projetos de lei, o senado votou dezenas de emendas constitucionais, incluindo a chamada PEC Paralela da Previdência, aprovada em sua grande parte na sessão do Senado realizada nesta quinta-feira (30).

Conforme dispõe a Constituição, o Congresso Nacional, composto pelo Senado e Câmara dos Deputados, só pode entrar em recesso com a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Em virtude da crise política que se estabeleceu em torno da criação da chamada CPI do "mensalão" - se mista ou se restrita à Câmara -, a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização resolveu adiar a apreciação da LDO para a próxima terça-feira (5), a partir das 19h.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: