Alvaro Dias pede reforço para equipe técnica da CPI

Da Redação | 27/06/2005, 00h00

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) pediu que seja reforçada a equipe técnica que atua na CPI Mista dos Correios, argumentando que os trabalhos da comissão deverão ser ampliados diante das novas denúncias que vêm sendo publicadas na imprensa, como om estabelecimento de ligações entre o escândalo dos Correios e o chamado "mensalão". O senador entende que funcionários da Polícia Federal, do Ministério Público, do Tribunal de Contas da União e do Banco Central poderão ajudar a apurar "o esquema de corrupção sem precedentes que envolve partidos políticos e ocupantes de cargos comissionados".

- Queremos uma assepsia com competência e para que os depoimentos possam alcançar resultados práticos, a CPI dos Correios precisa de uma assessoria técnica competente para nos orientar. Dessa maneira, a comissão poderá significar o caminho para a rigorosa punição que o Brasil exige - disse.

Alvaro Dias disse que embora as provas testemunhais sejam "robustas e fartas", há a necessidade de buscar provas documentais para dar consistência às denúncias e responsabilizar civil e criminalmente os envolvidos. Para o senador, "não é possível compactuar e conviver com um esquema de corrupção que debilita as instituições públicas brasileiras e semeia a desesperança na sociedade".

O parlamentar disse ainda ter ficado perplexo ao tomar conhecimento de declarações de Paulo de Tarso Venceslau, um dos fundadores do PT, publicadas neste domingo (26) no jornal Folha de S. Paulo. De acordo com a reportagem, o militante foi expulso do partido em 1997 por denunciar um esquema de corrupção na Prefeitura de São José dos Campos operado por Roberto Teixeira, um compadre e benfeitor de Lula. Paulo de Tarso teria avisado pessoalmente o atual presidente da República e recebido em troca o pedido de Lula "pela sua cabeça".

Alvaro Dias foi aparteado pela senadora Heloisa Helena (PSOL-AL).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: