Suassuna homenageia 75 anos da Revolta da Princesa
Da Redação | 21/06/2005, 00h00
- Além de se rebelar e enfrentar o governo estadual, a cidade criou seus próprios exército, hino e bandeira. O movimento só foi debelado após combates ferozes e cerca de 600 mortes - destacou Suassuna.
O senador recordou que o conflito ocorreu na mesma época da Revolução de 30, que marcou o fim da Primeira República e levou Getúlio Vargas ao poder - o assassinato de João Pessoafoi considerado o estopim da revolução.
Suassuna também afirmou que o episódio de Princesa deveria despertar o interesse para "a riqueza da história de nosso país, principalmente aquela que jaz esquecida nos estados e nas regiões menos privilegiadas, que vem sendo posta à margem da atenção nacional".
- Rogo a Deus para que eventos como o da Revolta de Princesa, pelo imenso valor que encerram, despertem o interesse da própria indústria cultural, para que sua produção seja capaz de motivar o público, nas telas dos nossos cinemas, à reflexão aprofundada do que fomos, do que somos e, acima de tudo, do que almejamos ser - declarou Suassuna.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: