Delegado da Polícia Federal entrega documentos

Da Redação | 17/06/2005, 00h00

Nesta sexta-feira (17) a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que apura as denúncias de corrupção na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (CPI dos Correios) recebeu os primeiros documentos da Polícia Federal (PF), que também investiga o caso. Em resposta a uma solicitação da CPI, o delegado Luiz Flávio Zampronha entregou um envelope, cujo conteúdo não foi revelado, ao secretário da comissão, Wanderley Rabelo. Zampronha, que estava acompanhado de dois agentes, saiu sem dar declarações.

Segundo informações da secretaria, somente o presidente da CPI, senador Delcidio Amaral (PT-MS), poderá se manifestar sobre o conteúdo dos documentos, que serão autuados, catalogados e disponibilizados ao relator, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), e aos demais integrantes da comissão. Delcidio, que estava em compromisso fora do Senado, foi imediatamente avisado da entrega do envelope.

Primeiro depoimento

Às 18 horas da próxima terça-feira (21), a CPI deve ouvir o depoimento de Maurício Marinho, ex-chefe do Departamento de Contratação e Administração de Material dos Correios. Marinho foi filmado em seu gabinete recebendo R$ 3 mil de seu interlocutor, ao mesmo tempo em que revelava um esquema de corrupção em licitações fraudulentas na instituição. A filmagem foi transcrita e revelada pela revista Veja.

Além do ex-chefe de departamento, que é um dos principais envolvidos nas denúncias, também deve ser ouvido, em reunião a ser marcada, o ex-diretor de Administração dos Correios, Antônio Osório Batista. De acordo com o que Marinho disse na fita, o esquema de corrupção seria comandado pelo presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), e envolveria outras estatais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)