Biblioteca do Senado lança oito biografias da coleção Grandes Nomes do Espírito Santo
Da Redação | 17/06/2005, 00h00
Os oito primeiros livros da coleção Grandes Nomes do Espírito Santo serão lançados na próxima terça-feira (21), às 17h30, na Biblioteca do Senado Federal. Abrem o projeto, coordenado pelo jornalista Antonio de Pádua Gurgel, as biografias de João Calmon, Rubem Braga, Maysa, Nara Leão, Padre José de Anchieta, Augusto Ruschi, José Carlos Oliveira e Ceciliano Abel de Almeida.
Algumas dessas biografias, como a da cantora Maysa, também serão lançadas, às 21h, no restaurante Feitiço Mineiro, em Brasília. O livro sobre a vida e a carreira de Maysa cobre, por exemplo, detalhes do seu casamento com o milionário André Matarazzo e mostra como a cantora abriu mão da fortuna da tradicional família ítalo-paulistana para viver intensamente a paixão pela música. A publicação traz ainda fotos raras da artista, discografia e reprodução de cartas e manuscritos das primeiras letras de música.
A biografia de Ceciliano Abel de Almeida, primeiro reitor da Universidade Federal do Espírito Santo, contou com a participação especial da escritora Ana Maria Machado, neta do homenageado e integrante da Academia Brasileira de Letras. O livro faz parte ainda das comemorações dos 50 anos da Ufes.
A coleção Grandes Nomes do Espírito Santo vai reunir biografias de 36 personalidades de destaque ligadas ao estado. A idéia é contribuir para o enriquecimento do acervo histórico e cultural brasileiro e reforçar a auto-estima da população do Espírito Santo. A iniciativa conta com incentivos da Lei Rouanet e com o apoio de empresas públicas, como Petrobras, Eletrobrás, Correios e Furnas Centrais Elétricas.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: