Lula brigou por CPI chapa branca, diz José Jorge

Da Redação | 15/06/2005, 00h00

O senador José Jorge (PFL-PE) afirmou que, apesar de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter dito, em seu programa de rádio, que "não deixaria pedra sobre pedra" no que diz respeito às investigações das denúncias de corrupção, ele trabalhou, nos bastidores, por uma CPI "chapa branca".

José Jorge relatou que Lula recebeu o senador Delcidio Amaral (PT-MS), eleito presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga denúncia de corrupção na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (CPI dos Correios), na manhã desta quarta-feira (15), para traçar sua estratégia.

- Eles estão impondo o presidente e o relator. Mas nós vamos fazer uma CPI séria, correta, para apurar realmente os fatos - garantiu.

O senador comentou as declarações dadas pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, na terça-feira (14).

- Jefferson foi direto, claro e objetivo. As informações são muito mais graves do que nós imaginávamos. Todo roteiro da investigação já está pronto - observou.

José Jorge comentou que, pelo que foi dito, o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, é um verdadeiro "chefe de quadrilha", ao passo que o presidente do PT, José Genuíno, comporta-se como a "Rainha da Inglaterra", fazendo de conta que não sabe de nada.

Em aparte, o senador Sibá Machado (PT-AC) disse que a CPI não pode ser "chapa branca", mas também não deve ser "de outra cor".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: