Mercadante quer PMDB e PT no comando

Da Redação | 14/06/2005, 00h00

O líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), disse há pouco, à Agência Senado, que o governo não apóia os nomes dos senadores Jefferson Péres (PDT-AM) e César Borges (PFL-BA), respectivamente, para os cargos de presidente e relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios. O nome de Jefferson foi defendido pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS) na reunião da CPI na manhã desta terça-feira (14) e o de César Borges, pelo senador Alvaro Dias (PSDB-PR), também na reunião.

- Não temos compromisso com nenhum desses nomes, vamos negociar e decidir sobre o assunto na reunião de hoje à noite - disse Mercadante.

A reunião está marcada para as 19h. Segundo o líder do governo, a decisão deverá sair nesta terça-feira "de qualquer maneira", seja por negociação ou, se não houver acordo, por votação. Ele defendeu que a eleição dos dois cargos seja feita de acordo com a proporcionalidade dos dois maiores partidos no Senado e na Câmara, ou seja, PMDB e PT, respectivamente.

Mercadante argumentou que no governo de Fernando Henrique Cardoso o PT não ganhou presidência nem relatoria em CPIs, lembrando ainda que na recente CPI do Banestado o conflito entre relator e presidente prejudicou o resultado da comissão.

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)