Patrícia Saboya: chega de tanta política pobre para os pobres

Da Redação | 10/06/2005, 00h00

Durante sessão especial do Senado destinada a lembrar o Dia Mundial pela Erradicação do Trabalho Infantil, que acontece todos os anos no dia 12 de junho, a senadora Patrícia Saboya Gomes (PPS-CE) conclamou os governantes brasileiros a criarem políticas públicas destinadas a oferecer aos milhões de crianças e adolescentes melhores condições de vida, a começar por uma escola pública de qualidade.

- Chega de tantas políticas pobres para os pobres deste país. A criança tem que ser tratada como prioridade - alertou a senadora, ao defender o fortalecimento e a expansão de um projeto que considera essencial para se combater a exclusão de meninos e meninas: o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), do Ministério do Trabalho.

O Peti é responsável pelo atendimento de cerca de 930 mil crianças e adolescentes em todo país. Para Patrícia Saboya Gomes, além do fortalecimento do Peti - cuja filosofia, segundo informou, é garantir transferência de renda às famílias cujas crianças freqüentem a escola - é de fundamental importância melhorar a qualidade do ensino. A seu ver, as escolas devem ter condições de oferecer a meninos e meninas os instrumentos necessários para que possam exercer melhor a cidadania e contribuir para o desenvolvimento do país.

Patrícia Saboya Gomes, que é coordenadora da Frente Parlamentar pela Criança e pelo Adolescente no Senado, alertou ainda para um problema que, como observou, vem se alastrando no país: o crescimento do trabalho infantil doméstico. De acordo com estatísticas, existem atualmente quase 500 mil crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos trabalhando em residências de terceiros. A região Nordeste concentra o maior percentual: 35% do total. São cerca de 175 mil (35% do total)crianças trabalhando em casas de famílias naquela região.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: