Diretor da Anvisa diz que medicamentos homeopáticos não causam riscos à saúde

Da Redação | 02/06/2005, 00h00

Os medicamentos homeopáticos geralmente não causam risco à saúde da população e, por isso, são isentos de registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A informação foi dada pelo diretor da entidade, Cláudio Maierovitch Pessanha Henriques, nesta quinta-feira (2), durante reunião da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) para analisar a sua recondução ao cargo. Ele advertiu, no entanto, que a agência fiscaliza algumas formulações que apresentam concentração maior de substâncias tóxicas - como o chumbo e o arsênico -, e os medicamentos indicados para doenças graves, pois, nesses casos, não se pode postergar o tratamento, o que ocorreria no caso de ineficácia ou demora de resultados do medicamento homeopático.

Por ser um tema polêmico no mundo todo, disse Maierovitch, a Anvisa realiza nessa área um trabalho de cooperação com técnicos e sociedade. Ele explicou que tal terapia fundamenta-se em um princípio de tratamento individualizado para cada caso específico, pois trata a pessoa como um todo e não apenas ataca a doença, como faz a forma convencional de medicina.

O senador Marcelo Crivella (PL-RJ) ressaltou que a Anvisa é "estratégica para o país, por ser o Brasil campeão em desigualdade social" e, com o intuito de beneficiar as classes mais carentes, a venda de medicamentos a granel, como já realizada em alguns países da África, é fundamental, em sua opinião. Maioerovitch declarou que a possibilidade de venda fracionada de medicamentos já foi contemplada pelo presidente da República e que, em pouco tempo, as primeiras farmácias estarão realizando vendas desse tipo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: