Maciel quer comemorar o Ano Nacional Machado de Assis

Da Redação | 30/05/2005, 00h00

Projeto do senador Marco Maciel (PFL-PE) que fixa 2008 como o Ano Nacional Machado de Assis (PLS 187/05) foi encaminhado à Comissão de Educação (CE), onde receberá decisão terminativa.

Machado de Assis, conforme lembrou o senador, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839 e faleceu em 29 de setembro de 1908. De família pobre, estreou na Literatura com pouco mais de 15 anos, com o poema Ela. Começou a trabalhar na Imprensa Nacional no ano seguinte e ajudou a fundar a Academia Brasileira de Letras, em 1897, da qual foi o primeiro presidente.

 Marco Maciel citou o escritor Josué Montello, que, na opinião do senador, descreve com maestria a dimensão do homenageado: "Machado é um escritor que, embora geograficamente limitado à sua província, aos seus amigos, à sua cidade, é também um homem universal, porque o que ele reflete, o que ele pensa, é de tal ordem que os acontecimentos que passavam pelo mundo encontravam sempre no comentário do cronista a expressão correspondente de um homem absolutamente atualizado. Isto é o que faz o grande Machado de Assis".

Para Marco Maciel, a vida de Machado de Assis deve ser mais conhecida e sua obra mais divulgada e discutida, como exemplo de escritor que valorizou o idioma português como um dos elos mais fortes da nacionalidade.

Na justificação do projeto, Maciel lembrou também que "Machado de Assis deu exemplos de superação e realização que enobrecem o ser humano e deve ser reverenciado como modelo de cidadão e escritor que tornou maior o seu país".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: