Fórum reforça diálogo entre as nações americanas, diz Renan
Da Redação | 21/05/2005, 00h00
O fórum vem se tornando protagonista do dialogo entre as nações amigas, seja pelo compartilhamento de experiências, seja pela identificação de interesses comuns nas questões do continente. A avaliação foi feita pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, durante a abertura do 4º Fórum Parlamentar das Américas (Fipa), ocorrida no dia 19 de maio, em sessão solene realizada na Câmara dos Deputados. O encontro, encerrado neste sábado (21) no Plenário do Senado, contou com a participação de mais de 80 parlamentares do continente americano.
O Fipa foi constituído em março de 2001 durante reunião no parlamento canadense, em Ottawa. Os órgãos principais do fórum são a reunião plenária, o comitê executivo e o comissariado técnico. A cada ano, a plenária escolhe os presidentes da reunião e estabelece os grupos de trabalho, que neste encontro discutiram a situação das mulheres, dívida externa, políticas de combate ao terrorismo e a Área de Livre Comércio das Américas (Alca).
O representante brasileiro no fórum foi o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). Os senadores Sérgio Guerra (PSDB-SE) e Geraldo Mesquita Júnior (PSOL-AC) fizeram parte da comissão mista responsável pela execução dos trabalhos. A assembléia plenária, presidida pela senadora canadense Céline Hervieux-Payette, teve como tema 'A criação de empregos para enfrentar a pobreza e fortalecer a governabilidade democrática".
Fipa - Os objetivos principais do fórum são: contribuir para o desenvolvimento do diálogo interparlamentar ao lidar com questões comuns aos países do hemisfério; aumentar a troca de experiênciasentre os estados-membros; ajudar a fortalecer o papel do Legislativo na democracia e na defesa dos direitos humanos; promover a elaboração de legislação harmônica entre os países e contribuir para o processo de integração e o desenvolvimento sustentável das nações.
O fórum é composto pelos parlamentos nacionais dos 35 estados americanos. Para manter o equilíbrio das representações comerciais, o hemisfério foi dividido em quatro sub-regiões. Ao todo, são estados da América do Norte (Canadá. Estados Unidos e México), 7 da América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá e República Dominicana), 15 do Caribe (Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Cuba, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinidad e Tobago) e 10 da América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela).
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: