Tião Viana: reação contra racismo tem importância internacional
Da Redação | 13/05/2005, 00h00
Durante a reunião especial da subcomissão de Igualdade Racial e Inclusão realizada no Plenário nesta sexta-feira (13), o senador Tião Viana (PT-AC), ao entregar voto de solidariedade ao jogador de futebol Edinaldo Batista Libânio, o Grafite, destacou a importância nacional e internacional da atitude do jogador, que levou o zagueiro argentino Leandro Desabato à prisão por ter praticado o crime de injúria qualificada, por suas atitudes racistas.
Viana afirmou que os atos de racismo vêm crescendo em todo o mundo e considera ser necessário demonstrar que tais atitudes são reprovadas no Brasil. Tião Viana lembrou que a participação do Senado na luta por igualdade tem como horizonte a efetiva implantação da democracia racial.
Para o 1º vice-presidente do Senado, "nenhum flagelo da humanidade envergonha mais do que a discriminação racial." Ele defendeu a necessidade de "termos coragem de nos empenhar na luta efetiva contra a discriminação". Por essa razão, considera de grande valor o fato de o povo brasileiro fazer com que "suas instituições públicas sejam instrumento contra racismo".
Tião Viana lembrou citou ainda a Bíblia, ao lembrar que "devemos amar ao próximo como a nós mesmos" e reafirmou a importância de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter - durante visita à África - pedido perdão pelo passado de escravidão que vigorou durante muito tempo em diversos países da América. O senador terminou o discurso desejando que "as feridas abertas pela discriminação sejam cicatrizadas".
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: