Professor elogia políticas para negros nas universidades
Da Redação | 13/05/2005, 00h00
O professor de artes visuais da Universidade de Brasília (UnB), Nelson Olocafa Inocêncio, falou, nesta sexta-feira (13), em audiência pública sobre questões raciais, da importância que foi, para a UnB, a implementação de políticas de ações afirmativas para os negros.
- A UnB é a primeira instituição federal de ensino superior a implementar a política de ações afirmativas e espero que esse exemplo seja apropriado pelas demais instituições federais e estaduais de ensino superior - afirmou.
Para ele, as ações afirmativas nas universidades recuperam uma dívida histórica não apenas com o povo negro, mas sobretudo com a intelectualidade negra, no resgate de vários autores que passaram incógnitos pelo Brasil. Ele citou, como exemplo, Clovis Moura, Beatriz Nascimento, Lélia Gonzales e Amilton Cardoso, que tiveram seus textos pouco aproveitados entre a militância negra.
- Eu acredito piamente que este dia tem que ser entendido não como momento de comemoração, mas como dia nacional de denúncia contra o racismo. Uma data que possa ser entendida para a superação do racismo e das desigualdades raciais - afirmou
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: