José Jorge registra decisão de Hugo Chaves de construir refinaria em Pernambuco
Da Redação | 12/05/2005, 00h00
O senador José Jorge (PFL-PE) registrou em Plenário declaração do presidente da Venezuela, Hugo Cháves, de que a empresa de petróleo venezuelana e a Petrobras construirão uma refinaria no Porto de Suape, em Pernambuco. Chaves teria feito o anúncio em Brasília, durante a Cúpula América do Sul-Países Árabes.
José Jorge criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por não ter conseguido, até agora, se posicionar sobre a localização da refinaria de petróleo a ser construída na região Nordeste. Ele também criticou a iniciativa do governo de promover a cúpula, que classificou como uma tentativa frustrada do governo de mostrar uma liderança na América do Sul.
Para o senador, o único ponto positivo do encontro foi ao anúncio de Hugo Chávez. José Jorge informou que a refinaria, orçada em US$ 2 bilhões, irá se chamar Abreu de Lima, em homenagem ao general pernambucano que esteve junto com Simon Bolívar na luta pela independência da Venezuela e de outros países.
O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) reconheceu a importância da refinaria ir para o Nordeste, mas lamentou que o presidente da Venezuela e não o brasileiro tenha escolhido o local.
Cúpula
José Jorge disse ainda, referindo-se à realização dacúpula, que a liderança pretendida pelo Brasil na América do Sul "deve ser construída com mais ponderação do que o governo brasileiro está querendo". Ele criticou o fato de o Brasil não ter conseguido colocar a palavra "democracia"no documento final do encontro, e de não ter havido qualquer referência aos direitos da mulher.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: