Valmir homenageia escoteiros
Da Redação | 06/05/2005, 00h00
Registrando a passagem do Dia Mundial do Escoteiro, comemorado no último dia 23 de abril, o senador Valmir Amaral (PP-DF) falou sobre o movimento escotista no Brasil. O senador lembrou episódio durante a Guerra do Transvaal, quando o fundador do escotismo, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, tornou-se herói nacional na defesa da guarnição de Mafeking, entroncamento ferroviário de grande valor estratégico.
Baden-Powell era oficial do exército inglês que criou o escotismo, misto de filosofia de vida e método de educação complementar para jovens.
- A cidade havia sido cercada e atacada durante meses por tropas inimigas numericamente superiores. Baden-Powell valeu-se de habilidade, inteligência e coragem para resistir. Organizando sua linhas, investindo em logística e no preparo de forças auxiliares, compostas por jovens, resistiu até a chegada de reforços - assinalou o senador.
Valmir ressaltou a chegada do escotismo ao Brasil em 1909, trazido por um grupo de suboficiais da Marinha de Guerra do Brasil que acompanhava, na Inglaterra, a construção de navios para a esquadra brasileira. O senador disse ainda que a União dos Escoteiros do Brasil (UEB) foi reconhecida como de utilidade pública federal, por meio do decreto 3297/1917 e, atualmente, reúne mais de 1.200 grupos de escoteiros em todas as unidades da Federação.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: