Governador Valadares pode ter universidade federal

Da Redação | 03/05/2005, 00h00

A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (3) parecer ao projeto de lei do Senado (16/2005) que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal do Vale do Rio Doce, em Governador Valadares (MG). O projeto ainda vai a exame do Plenário.

O relator da matéria, senador Hélio Costa (PMDB-MG), presidente da comissão, disse que não se trata apenas de mais uma universidade pública. Segundo o parlamentar, Governador Valadares envia jovens talentos para o exterior devido à falta de oportunidades profissionais e de estudo.

- A criação da universidade é o caminho para reestruturação da região - salientou Hélio Costa.

A Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis), em Brasília, poderá ter seu nome alterado para Campus Universitário Senador Lauro Campos, pois foi aprovado o parecer ao Projeto de Resolução do Senado (16/2003), de autoria da senadora Heloísa Helena (PSOL-AL), nesse sentido. O projeto homenageia o senador Lauro Campos, falecido em 2003, com o intuito de garantir que "as gerações futuras lembrem-se deste grande brasileiro".

O senador Cristovam Buarque (PT-DF), relator da matéria, salientou que a homenagem a Lauro Campos é justa. O senador lembrou que, em 40 anos de ofício como professor, Lauro Campos sempre destacou a importância da conscientização política para o fortalecimento da sociedade.

- Lauro Campos lutou pela melhora da educação por meio de seus 'discursos-aula'. Por seu rigor ético, o nome de Lauro Campos é apropriado para o Unilegis - disse Cristovam.

A maioria dos senadores presentes considerou a homenagem adequada. Marco Maciel (PFL-PE) enfatizou que Lauro Campos é um exemplo a ser seguido pelas novas gerações e Maguito Vilela (PMDB-GO) disse que Campos foi um dos grandes batalhadores pela educação e respeitado por seu posicionamento correto e honesto. A reunião da CE contou com a presença de Oraida Campos, viúva do senador, durante a discussão e votação do projeto.

A comissão homenageou também o Barão de Serro Azul, com a aprovação do projeto de lei do Senado (354/2004). Pela proposta, o nome de Ildefonso Pereira Correia - o barão - foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria. O relator, senador Flávio Arns (PT-PR), disse que esse herói já está sendo admirado pelo público que tem acesso ao filme O Preço da Paz, no qual aparece o barão, mesmo antes do reconhecimento oficial.

A CE aprovou ainda projetos de decretos legislativos para o funcionamento de 27 rádios e uma televisão por meio de autorização, permissão ou concessão. Os projetos ainda dependem de apreciação em Plenário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: