Ana Júlia teme encerramento das operações da Varig em Santarém
Da Redação | 29/04/2005, 00h00
A senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) manifestou preocupação em relação à notícia de que a companhia aérea Varig estaria considerando a possibilidade de encerrar suas operações na cidade de Santarém, oeste do Pará. Na opinião da senadora, se essa decisão for efetivada, as conseqüências negativas serão enormes, não só para os moradores daquela cidade, mas para toda a região.
- Hoje, a empresa transporta entre 1.800 e 2.500 passageiros e 45 toneladas de carga por mês. Sem o transporte aéreo, aumenta a distância entre essa região e o restante do país, tão marcante é a escassez de estradas transitáveis. A outra opção, o barco, é uma viagem demorada, podendo levar até três dias rumo a Belém - afirmou a senadora.
Ana Júlia destacou que Santarém é a terceira maior cidade do Estado e o maior pólo econômico do oeste paraense. O potencial turístico do município, para ela, também é um fator a ser levado em consideração. Santarém está localizada na junção dos rios Amazonas e Tapajós, encontro que provoca um dos maiores espetáculos da natureza. Além disso, é bastante conhecida pela beleza de suas praias e de seus prédios históricos.
- A continuidade das operações da Varig em Santarém é fundamental para o turismo da região. Por ser o turismo uma indústria limpa, capaz de gerar inúmeros empregos e com enorme potencial de geração de renda, estimulá-lo é importante não só para Santarém, mas para o estado do Pará e para o Brasil - observou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: