César Borges diz que Lula desconhece a realidade do cidadão

Da Redação | 28/04/2005, 00h00

O senador César Borges (PFL-BA) criticou, nesta quinta-feira (28), o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva por sua declaração de que o povo "não levanta o traseiro da cadeira" para procurar juros mais baratos nos bancos. O senador acusou o presidente de "fugir de suas responsabilidades" e de desconhecer a realidade dos cidadãos.

- Se o presidente se levantasse da cadeira, perceberia que as taxas de juros cobradas pelos diversos bancos são praticamente as mesmas. Além disso, ele mostra desconhecer a burocracia bancária e a dificuldade que o cidadão enfrenta, no comércio, quando sua conta tem pouco tempo - censurou César Borges, enfatizando que a responsabilidade pelos juros altos é do governo.

O parlamentar atacou também o Banco Central (BC), afirmando que não cumpre o seu papel de fiscalizador das instituições financeiras do país. Para o senador baiano, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal deveriam cobrar taxas e spreads (os lucros obtidos com os empréstimos) menores, por serem "financiados com dinheiro público".

- O presidente mal encosta na cadeira. Ele nem deve saber os nomes de todos os seus ministros. Vive a viajar, pedindo desculpas, levando financiamentos brasileiros a outros países e procurando formar uma imagem de líder mundial para a qual não tem estatura - criticou.

Em aparte, a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) afirmou que, apesar de dizer frases desqualificadas que, às vezes a deixam constrangida, o presidente "não é ignorante; é um homem brilhante". Para ela, tais pronunciamentos seriam uma "fraude política", tendo como objetivo "seduzir as pessoas mais humildes".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: