Documento traz propostas para melhorar setor agrícola

Da Redação | 27/04/2005, 00h00

No manifesto que será entregue ao ministro da Fazenda, Antônio Pallocci, os senadores, deputados e representantes de entidades do setor agrícola pedem a recomposição do orçamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ( MAPA), nos termos aprovados pelo Congresso Nacional, com as emendas incluídas pelos parlamentares, e uma maior atenção aos débitos dos produtores rurais.

O documento também solicita do governo federal a realização de estudos sobre a redução do custo dos insumos agrícolas no Brasil, com propostas para se combater a "cartelização" no agronegócio brasileiro, especialmente no setor de insumos, defensivos agrícolas e frigoríficos. Os senadores, deputados e representantes das entidades agrícolas também querem que o Governo apresente propostas viáveis para equacionar o endividamento dos produtores rurais e a edição de normas para que o setor de agrotóxicos possa operar com desenvoltura.

Segundo o documento, o contingenciamento dos recursos poderá comprometer várias áreas importantes, a começar pela própria balança comercial, com a queda nas exportações de carnes. Entre as principais áreas afetadas estão a defesa sanitária vegetal e animal, o controle de doenças e pragas, o desenvolvimento de tecnologias e a capacitação de funcionários.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: