Heloísa Helena agradece apoio dos senadores
Da Redação | 26/04/2005, 00h00
Ao defender, emocionada, a aprovação da PEC 40/00, da qual é autora, a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) afirmou que "todo o conhecimento da neurociência, hoje, mostra que não é a genética o fator fundamental para tornar alguém melhor ou pior no mundo da ciência e da tecnologia; os primeiros três anos da vida de uma criança são essenciais, porque é nesse período que mais de 98% de todas as conexões neurológicas são estabelecidas".
- É por isso que não podemos conviver com essa injustiça, em um país onde apenas 7% das crianças de zero a 6 anos conhecem uma creche, onde apenas 11% das crianças de 4 a 6 anos conhecem a pré-escola. Porque as marcas adquiridas na infância não se recuperam com o tempo; marcam para toda a vida - declarou a senadora, que disse conhecer "os açoites e as humilhações" de uma infância pobre.
Heloísa Helena agradeceu, em especial, ao relator da matéria, o senador Tião Viana (PT-AC), a quem qualificou de "ousado e sensível", ao apreciar a PEC na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Ela ressaltou que Tião Viana, com "responsabilidade e competência", defendeu seu relatório junto ao governo do qual faz parte.
A representante de Alagoas reconheceu que a mudança no texto constitucional, por si só, não "garante o direito a partir de amanhã". Mas, acrescentou que " pode criar a demanda por esse direito".
- Esta proposta é uma declaração de amor aos meninos e meninas pobres do Brasil - disse Heloísa.
Agradecimentos
Além do apoio de Tião Viana (PT-AC), relator da PEC, Heloísa agradeceu em especial aos senadores Cristovam Buarque (PT-DF), Lúcia Vânia (PSDB-GO) e Patrícia Saboya Gomes (PPS-CE).
- Quero agradecer também a Demostenes Torres (PFL-GO), que apoiou a PEC mesmo sabendo, como nós todos sabemos, que o artigo 214 da Constituição já trata disso, já remete ao Plano Nacional de Educação - disse ela.
Heloísa ainda lembrou "que houve várias tentativas, com requintes de perversidade, de aniquilar a proposta".
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: