César Borges quer verbas do BNDES para regiões mais pobres

Da Redação | 26/04/2005, 00h00

O senador César Borges (PFL-BA) defendeu, nesta terça-feira (26), a aprovação pela Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 2.812/03 que tramita naquela Casa e que já foi aprovado no Senado. O senador lembrou que "o projeto prevê que 35% dos recursos liberados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sejam destinados às regiões mais pobres do país, o que beneficiaria o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste".

- O Nordeste detém 30% da população brasileira, mas só recebeu 7% dos recursos do BNDES no ano passado, enquanto as regiões Sul e Sudeste receberam 83% desses recursos. O banco deveria fomentar o desenvolvimento e combater as desigualdades sociais, ao invés de aprofundá-las. Essas desigualdades são uma conseqüência das desigualdades regionais - declarou o senador.

César Borges afirmou que o projeto foi enviado a seu relator na Câmara, Zezéu Ribeiro (PT-BA), em junho de 2004, mas "até hoje o deputado não apresentou seu parecer". O senador avalia que o deputado estaria protelando a entrega do parecer por orientação do governo federal.

- Zezéu Ribeiro é um parlamentar cuja trajetória política merece todo respeito, mas desta vez recebeu de seu partido uma tarefa que contraria, de forma flagrante, os anseios do povo nordestino. Qualquer projeto que represente a menor ameaça aos interesses do governo federal é ostensivamente sabotado aqui no Congresso - disse.

Em aparte, o senador Jefferson Péres (PDT-AM) lembrou que "apenas adaptou" o projeto, de autoria do então senador Beni Veras (PSDB-CE). Também lembrou que o projeto recebeu substitutivo do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Este afirmou que "o Nordeste cresceu menos que o Brasil em 2004, aprofundando as desigualdades regionais".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: