O que é a psoríase
Da Redação | 19/04/2005, 00h00
A psoríase é uma doença inflamatória de pele, benigna, crônica, de causa desconhecida, relacionada à transmissão genética, mas que depende de fatores desencadeantes para o seu aparecimento ou agravamento. Manifesta-se por meio de lesões avermelhadas, com descamação seca e branca e pode ocorrer em qualquer parte do corpo ou em todo ele. As unhas também podem ser afetadas e, muito raramente, as articulações, causando artrite psoriática.
Segundo a Associação Brasileira de Psoríase (Abrapse), a doença afeta cerca de 3% da população mundial e acomete igualmente homens e mulheres, em qualquer idade. No Brasil, mais de cinco milhões de pessoas sofrem com a patologia, que não tem cura e, apesar de não ser contagiosa, afeta a auto-estima e a vaidade das pessoas, que sofrem preconceito e discriminação da sociedade.
As causas exatas da psoríase ainda não são totalmente esclarecidas. No entanto, pesquisas científicas demonstram que a hereditariedade desempenha importante papel e, em 30% dos casos, existem antecedentes familiares da doença. Além da predisposição genética, existem fatores que podem desencadear ou agravar a doença, como: estresse emocional, traumas ou irritações na pele, infecções de garganta, baixa umidade do ar e uso de alguns medicamentos.
Segundo a Associação Nacional dos Portadores de Psoríase, o tratamento é feito, geralmente, com pomadas que proporcionam alívio de curta duração, mas há outras drogas mais potentes. O problema é que os medicamentos possuem efeitos colaterais e também levam, freqüentemente, ao recrudescimento da psoríase, assim que o tratamento é suspenso.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: