Lobão saúda 357 anos do Exército brasileiro
Da Redação | 13/04/2005, 00h00
O senador Edison Lobão (PFL-MA) saudou o Exército brasileiro pela passagem de seus 357 anos, cujas comemorações foram iniciadas no dia 11 de abril. A trajetória da corporação remonta à primeira metade do século XVII, quando aconteceram as batalhas de Gararapes, em que os holandeses foram derrotados
- A história do Exército brasileiro confunde-se com a história da Pátria, e isso precisa ser constantemente proclamado - disse o parlamentar.
O Exército, segundo o senador, ofereceu à nação brasileira a segurança da integridade territorial, inabalável, graças ao perfeito entrosamento entre a Marinha e a Aeronáutica. Além disso, ainda segundo Lobão, o Exército tem exercido importante função social em pontos remotos do território nacional, onde os militares são o único sinal da presença do Estado.
- Para muitos jovens que prestam o serviço militar, as Forças Armadas são uma escola e uma garantia de subsistência. Ali, adquirem conhecimentos elementares, aprimoram o sentido da disciplina e recebem noções básicas que melhoram sua qualidade de vida - frisou.
Ainda que se sonhe com a paz, disse o senador, não se pode deixar de ter em mente os perigos que rondam o mundo, como o terrorismo internacional. Ele lembrou que graças ao Exército existe a garantia de que as fronteiras do país não serão violadas. Para ele, cabe ao governo federal o dever de verificar se as dotações destinadas às Forças Armadas estão permitindo a plenitude da atuação militar, de modo a lhes conferir os recursos necessários para acompanhar a evolução tecnológica.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: