Delcidio Amaral quer mudar hora da 'Voz do Brasil'

Da Redação | 11/04/2005, 00h00

O senador Delcidio Amaral (PT-MS) apresentou projeto a ser examinado por duas comissões modificando o horário de transmissão do programa oficial dos Poderes da República, mais conhecido como Voz do Brasil. O senador pretende que as emissoras de rádio possam escolher em que horário a Voz do Brasil seria veiculada. À noite, o programa que atualmente é transmitido às 19h, poderia ser transmitido entre 18h e 22h. Ou poderia ainda ir ao ar no  dia seguinte, entre 5h e 8h.

Delcidio argumenta na justificação do projeto que a evolução dos hábitos da população muitas vezes impede que todos tenham acesso às informações veiculadas pela Voz do Brasil, o que exige uma adaptação do seu horário de transmissão, de forma a aumentar a eficácia de sua função informativa.

O senador ressalta, ainda, a importância da Voz do Brasil para a integração nacional, lembrando que o programa surgiu quando o rádio e a imprensa escrita eram os únicos meios de comunicação de massa. Mas com a popularização da televisão a importância do rádio diminuiu e a audiência da Voz do Brasil vem decaindo devido à concorrência com o "horário nobre" da televisão, explica o senador.

O projeto (PLS 294/04) será examinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na Comissão de Educação (CE). Nesta última terá decisão terminativa, ou seja, caso aprovado, segue direto para exame da Câmara dos Deputados, a não ser que pelo menos nove senadores peçam para que o Plenário do Senado delibere sobre a matéria.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: