Heloísa Helena defende planejamento familiar e critica aborto

Da Redação | 08/04/2005, 00h00

A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) defendeu, no Dia Mundial da Saúde (7 de abril), o planejamento familiar e a implementação de programas de saúde reprodutiva, contrapondo-os à prática do aborto. Ela expressou sua estranheza e preocupação com o fato de vários parlamentares e mesmo o governo federal defenderem o aborto como "melhor alternativa" para impedir que uma mulher tenha filhos. A seu ver, isto é "uma fraude e uma farsa técnica".

- É inaceitável que, em vez de se trabalhar o planejamento familiar e a saúde reprodutiva, promovendo-se a democratização do acesso da mulher às novas tecnologias, fale-se em aborto. Por motivos espirituais e de saúde, não posso compartilhar a opinião de alguém que apresenta isso como extraordinário e avançado - justificou a senadora, alegando que não se trata de adotar a postura do "moralismo farisaico", que criminaliza as mulheres.

Heloísa Helena se disse abismada com o fato de que, em pleno século XXI, a "curetagem de uma vida" seja oferecida como meio de evitar uma gravidez. "Nada é mais primitivo que um aborto", comentou, pleiteando a formulação de programas nas áreas de saúde reprodutiva e planejamento familiar.

- Um aborto é introduzir um espéculo no canal vaginal de uma mulher e curetar uma vida - enfatizou.

Na ocasião, a senadora por Alagoas também destacou a sanção a projeto de lei da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que garante às mulheres o direito à presença de acompanhante durante o parto e no pós-parto, nos atendimentos do Serviço Único de Saúde (SUS). Ela deixou clara sua expectativa de que o Plenário do Senado aprove a PEC 40/00, de sua autoria, que torna obrigatória a oferta de creches gratuitas para crianças de zero a seis anos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: