Rodolpho Tourinho destaca qualidades do Papa João Paulo II

Da Redação | 07/04/2005, 00h00

O senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) também lamentou a morte do papa João Paulo II, a quem via como o peregrino da paz e o mensageiro da esperança que dedicou seus 27 anos de pontificado a pregar a concórdia e a superação dos conflitos pelo diálogo. Ainda na visão de Tourinho, o papa polonês sobressaiu-se no comando da Igreja Católica como um grande comunicador e valorizador da juventude.

- Ressalta, na sua figura, o homem, a firmeza na fé, a fortaleza na esperança, a ousadia com que anunciava aos homens o Santo Evangelho de Jesus Cristo - comentou.

Quando os jornais noticiam que mais de quatro milhões de peregrinos se deslocaram até Roma para participar do funeral de João Paulo II, Tourinho diz que o fato suscita a imediata reflexão sobre o fascínio que o papa exercia sobre a humanidade. Mesmo que parecesse contraditório para alguns, o papa polonês, segundo afirmou, nunca deixou de mostrar coerência em seus ensinamentos sobre a sacralidade da vida, o valor do amor conjugal, a necessidade da justiça e da paz.

Rodolpho Tourinho exaltou ainda a iniciativa do papa em pedir perdão pelos próprios pecados e pelos cometidos pela Igreja, como na omissão da instituição diante do holocausto dos judeus. Aplaudiu ainda seu empenho em promover um diálogo inter-religioso não só com os judeus, mas com povos de outras religiões.

O senador pefelista destacou também a passagem de João Paulo II duas vezes pela Bahia, transformando em gesto concreto a valorização dedicada ao povo negro, ao nomear como arcebispo primaz o cardeal Lucas Moreira Neves. Tourinho encerrou sua homenagem ao papa polonês desejando, em nome do povo baiano, que ele descanse em paz e que seus exemplos "nos tornem mais solidários na construção da civilização do amor".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: