Exército precisa de recursos para se modernizar, diz Renan
Da Redação | 30/03/2005, 00h00
O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse nesta quarta-feira (30), ao ser condecorado com a Ordem do Mérito Militar pelo Comandante do Exército, general Francisco de Albuquerque, que oExército precisa de recursos para se modernizar e ter condições tecnológicas e operacionais de defender nossas fronteiras e combater o narcotráfico e os piratas da biodiversidade.
Durante a cerimônia, realizada no Quartel-General do Exército, Renan recebeu a insígnia correspondente ao grau de Grande Oficial e destacou o papel da força terrestre que, depois de ter participado de todos os episódios de formação da nação brasileira, a partir do século 20 passou a desempenhar tarefas sociais, levando a presença do Estado às áreas mais remotas do país.
O senador lembrou que a atuação na garantia da segurança pública só deve acontecer em "ocasiões especialíssimas", por estar fora das atribuições normais do Exército, e ressaltou a importância e a "grande responsabilidade" assumida com o envio de tropas para executar a missão de paz da ONU no Haiti.
O Comandante do Exército explicou que a condecoração é originária da antiga ordem portuguesa de São Bento de Aviz, sendo concedida pelo Exército brasileiro a personalidades que se destacam pelos serviços prestados ao país. O general Albuquerque disse que, antes de presidir o Senado, Renan já havia se destacado como parlamentar e também por sua gestão à frente do Ministério da Justiça, demonstrando "grande capacidade de trabalho e liderança" e tendo "histórico de cooperação e amizade que o une ao nosso Exército".
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: