Tuma enaltece trabalhos da Polícia Federal e das Forças Armadas
Da Redação | 28/03/2005, 00h00
O senador Romeu Tuma (PFL-SP) homenageou, nesta segunda-feira (28), o Departamento de Polícia Federal (DPF), pela passagem de seu 61º aniversário. Ele cumprimentou também as Forças Armadas por seus esforços na vigilância do território nacional e na busca de avanços tecnológicos.
Tuma, que já foi diretor geral da Polícia Federal, informou que foi inaugurado, nesta terça-feira, o novo prédio do Instituto Nacional de Criminalística (INC), que coordena os trabalhos dos peritos criminais da instituição. O senador destacou os sucessos obtidos pelo DPF em diversas operações de combate ao crime organizado e atribuiu os bons resultados à melhoria da tecnologia de inteligência.
- Temos lutado para acabar com aqueles interrogatórios em que, às vezes, os direitos humanos são desrespeitados. Buscamos criar um mecanismo de prova material, por meio da perícia da polícia científica, em que se procura realmente comprovar o delito e favorecer a Justiça - declarou o senador, defendendo a importância do INC e falando sobre a necessidade de criar departamentos semelhantes em todos os estados do país.
Forças Armadas
O parlamentar saudou ainda a Marinha e a Força Aérea Brasileira por seus esforços de melhoria dos armamentos bélicos do país. Tuma citou o lançamento ao mar do submarino Ticuna, no dia 09 de março, com a presença do presidente Lula. Ele mencionou também o processo de modernização do P-3, avião de vigilância marítima que tem papel importante no monitoramento da costa brasileira, e o Búfalo, avião utilizado no patrulhamento da Amazônia. O senador informou que, em breve, apresentará, à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), relatório sobre a compra de novos aviões pela FAB e disse confiar em aprovação, já que considera a compra necessária e vantajosa.
Tuma lamentou, no entanto, o fato de ainda não ter sido possível construir um submarino nuclear, devido a dificuldades no orçamento.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: