Arthur Virgílio relembra convivência e destaca qualidades de Luís Eduardo

Da Redação | 16/03/2005, 00h00

Da presidência da Assembléia Legislativa da Bahia, exercida em 1984, à Presidência da Câmara dos Deputados, ocupada em 1995, o ex-deputado federal Luiz Eduardo Magalhães sobressaiu como homem público inteligente, competente, bem articulado, corajoso, ético. Esse rol de qualidades foi desfiado pelo líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio Neto (AM), que, ao conhecer o então deputado estadual Luís Eduardo, em ato público pelas Diretas Já, vislumbrou "todo o brilho de sua perspectiva política".

Mostras da "determinação que o movia e da seriedade pública de que era dotado" puderam ser acompanhadas de perto por Arthur Virgílio, conforme relembrou, com a chegada do tucano à Câmara dos Deputados. Desse contato próximo e constante, o senador pelo Amazonas pôde constatar a atuação enérgica, mas conciliadora, de Luiz Eduardo como presidente da Câmara dos Deputados.

- Ele encarnava como ninguém a imagem de um Brasil moderno e justo. Não fosse sua morte prematura, ele poderia ser hoje presidente da República - afirmou.

 Na homenagem do Senado aos 50 anos de Luiz Eduardo Magalhães, que seriam comemorados nesta quarta-feira (16), o líder tucano enumerou ainda, entre seus méritos, a defesa das reformas estruturais do Estado, o cumprimento de acordos, a tolerância e o bom relacionamento com seus adversários políticos.

Em aparte, os senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG), José Sarney (PMDB-AP), Pedro Simon (PMDB-RS), Patrícia Saboya (PPS-CE), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Eduardo Suplicy (PT-SP), João Ribeiro (PFL-TO) e Romeu Tuma (PFL-SP) expressaram sua admiração e destacaram virtudes do homenageado no exercício da vida pública.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: